O que é a Campanha?
As Centrais de Abastecimento (CEASAs) desempenham um papel importante na
oferta de frutas, legumes e verduras (FLV). Atualmente, as CEASAs do país promovem, desenvolvem, regulam, dinamizam e
organizam a comercialização de produtos hortigranjeiros, comercializando aproximadamente 19 milhões de toneladas de
produtos anualmente. Nesses locais predomina o comércio atacadista, mas há também venda no varejo em dias específicos da semana.
A oferta de FLV é fator fundamental na promoção da alimentação adequada e saudável.
A mudança no padrão alimentar da população brasileira - aumento do consumo de alimentos industrializados e redução do consumo
de FLV - tem contribuído de forma significativa para o aumento da prevalência de excesso de peso e das Doenças Crônicas
Não Transmissíveis (DCNT), principalmente das doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de neoplasias.
Ações governamentais para assegurar processos permanentes de Educação Alimentar e
Nutricional e promoção da alimentação adequada e saudável estão evidenciadas no Plano Plurianual (2012/2015), no Plano Nacional de
Segurança Alimentar e Nutricional (2012/2015) e no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não
Transmissíveis (2011-2022).
Em março de 2012, a partir de uma solicitação feita pela Associação Brasileira das
Centrais de Abastecimento (ABRACEN) ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e ao Ministério da Saúde (MS),
foi constituído um Grupo de Trabalho intersetorial e articulado, composto pelos seguintes parceiros: ABRACEN, MDS, MS, MAPA
(Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), CONAB/PROHORT (Companhia Nacional de Abastecimento) e IBRAHORT
(Instituto Brasileiro de Horticultura). O grupo tem por objetivo desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional
relacionadas ao setor de abastecimento, no contexto do Direito Humano a Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional.
A primeira iniciativa do grupo consiste na campanha de "Incentivo ao Consumo de
Frutas, Legumes e Verduras nas CEASAs" que envolve duas fases: a primeira voltada para o público interno das CEASAs
(concessionários, permissionários e produtores) e uma segunda fase voltada ao público externo, levando a informação aos
consumidores.
Objetivo Geral da Campanha:
Promover a alimentação adequada e saudável, com foco no incentivo ao consumo de FLV.
Objetivo da primeira fase da campanha:
Estimular os agentes de abastecimento (concessionários, permissionários e
produtores) a ofertarem FLV seguros e com qualidade, por meio da valorização do importante papel que desempenham e incentivar
um processo de educação continuada nas CEASAs.
Materiais da 1ª Fase da Campanha:
 
Manual da companha
Apresentação para ceasas
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Andamento da Campanha:
Clique no mapa abaixo para acompanhar o andamento da campanha nos estados.