O que é a Campanha?

        As Centrais de Abastecimento (CEASAs) desempenham um papel importante na oferta de frutas, legumes e verduras (FLV). Atualmente, as CEASAs do país promovem, desenvolvem, regulam, dinamizam e organizam a comercialização de produtos hortigranjeiros, comercializando aproximadamente 19 milhões de toneladas de produtos anualmente. Nesses locais predomina o comércio atacadista, mas há também venda no varejo em dias específicos da semana.

        A oferta de FLV é fator fundamental na promoção da alimentação adequada e saudável. A mudança no padrão alimentar da população brasileira - aumento do consumo de alimentos industrializados e redução do consumo de FLV - tem contribuído de forma significativa para o aumento da prevalência de excesso de peso e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente das doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de neoplasias.

        Ações governamentais para assegurar processos permanentes de Educação Alimentar e Nutricional e promoção da alimentação adequada e saudável estão evidenciadas no Plano Plurianual (2012/2015), no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (2012/2015) e no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (2011-2022).

        Em março de 2012, a partir de uma solicitação feita pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN) ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e ao Ministério da Saúde (MS), foi constituído um Grupo de Trabalho intersetorial e articulado, composto pelos seguintes parceiros: ABRACEN, MDS, MS, MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), CONAB/PROHORT (Companhia Nacional de Abastecimento) e IBRAHORT (Instituto Brasileiro de Horticultura). O grupo tem por objetivo desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional relacionadas ao setor de abastecimento, no contexto do Direito Humano a Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional.

        A primeira iniciativa do grupo consiste na campanha de "Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras nas CEASAs" que envolve duas fases: a primeira voltada para o público interno das CEASAs (concessionários, permissionários e produtores) e uma segunda fase voltada ao público externo, levando a informação aos consumidores.

Objetivo Geral da Campanha:

        Promover a alimentação adequada e saudável, com foco no incentivo ao consumo de FLV.

Objetivo da primeira fase da campanha:

        Estimular os agentes de abastecimento (concessionários, permissionários e produtores) a ofertarem FLV seguros e com qualidade, por meio da valorização do importante papel que desempenham e incentivar um processo de educação continuada nas CEASAs.

Materiais da 1ª Fase da Campanha:

                 Manual da companha
                 Apresentação para ceasas

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Andamento da Campanha:

        Clique no mapa abaixo para acompanhar o andamento da campanha nos estados.